TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL NO HOMEM (TDC)
- Dra. Ana
- 21 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Alguns transtornos mentais, apesar de terem a mesma incidência entre os gêneros, divergem nos sintomas e nas suas repercussões. A resistência masculina em assumir e tratar os transtornos mentais faz com que se tornem tabus, criando preconceitos e um receio de se tornarem motivo de chacota.
O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um exemplo. Apesar de acometer igualmente homens e mulheres, as consequências são mais graves nos homens.
Os homens com TDC, têm preocupação excessiva e desproporcional em relação aos seus pares sobre altura, tamanho e forma de seus músculos, tamanho dos órgãos genitais e de se tornarem carecas. Buscam exaustivamente on-line por medicamentos para remediar ou camuflar a parte do corpo que causa estresse. Perguntam as pessoas familiares várias vezes se eles têm a mesma percepção de sua “falha corporal”.
Apresentam comportamentos compulsivos como se olhar excessivamente no espelho e observar o seu reflexo nos objetos.
É uma condição crônica e debilitante e pode levar anos até a identificação do quadro. Cursa com prejuízos pessoais, acadêmicos, profissionais e sociais. Dominados e atormentados por sensações de angústia, culpa, vergonha e tristeza pela aparência, muitos abandonam o trabalho, a vida escolar e o convívio com os colegas.
Abuso de substâncias (uso perigoso de esteroides e suplementos), Transtorno de Ansiedade e Depressão, tendência ao suicídio, são as principais consequências do TDC no homem.
Tratamento através da TCC (terapia cognitivo-comportamental) visa ajudar estes pacientes a compreender seus comportamentos e promover mudanças necessárias em seus pensamentos.
Se você conhece alguém nesta situação, mostre sua empatia e o incentive a buscar ajuda! Quanto mais cedo, melhor!
Comments